Meios Dias

Tuesday, August 08, 2006

Falando de arte

Ora, o conceito. Tem gente que rasga tanta regra só para nao segui-lo quando o mais fácil, sabe-se, é brincar de o seguir. "Joga o jogo", alguém disse num bar qualquer um dia aí. O cinismo nem sempre é jogar o jogo. É fazer leis, e esperto de quem se ligar e rir _porque dele só se pode rir.
Hoje, quarto dia de viagem, de férias e os pés e coxas em bolhas em Madri, vi Velasquez e pude me impressionar e quase chorar com o que ele tinha nas maos. Velasquez viveu toda a vida à custa do império espanhol. Retratou seus reis e princípes e conseguiu deixá-los sem expressao, quando pintava as párias do castelo com o que faltava à nobreza. Disso sobrou o anao de fraco desempenho mental com a ternura que poucos compartilham àquele tempo; a elegância de um barbeiro do papa como o único registro de uma viagem ao Vaticano; a seriedade sóbria daqueles que divertiam reis e corte. Velasquez sabia que ninguém poderia acusá-los dessas visoes. Pintou com os olhos de quem é direto em suas opinioes; nao foi explícito: deixou para os olhos de quem vê seus quadros o tom da concordância ou da maldiçao.
Tao nobre quanto Picasso, instalado nos dois grandes museus da cidade, o Prado e o Reina Sofia. A ocasiao é a nobre chegado, há 20 anos, da Guernica à terra que a inspirou.
Picasso fez sua principal criaçao com a crítica política. E da crítica artística expressou em seus últimos quadros, com recriaçoes daqueles que foram suas maiores escolas.
Ele foi polêmica, mas deixou de guiar uma viagem dentro de si quando chegou à velhice. Preferiu dar cor às suas visoes, e aí está o seu legado.
Picasso, como Velasques, recorre ao conceito para fomentar a unidade de uma obra. Ela nao está no estilo das pinceladas (as 40 mutaçoes de Picasso ao longo da carreira estao aí para provar que nao era no traço que o seu estilo residiu), mas no modo como cada um, a seu tempo, enxergou a arte e o perfil de quem estava ao seu redor.

1 Comments:

Blogger raq c. said...

oba, falei primeiro aqui no blog. e que coisa, tá parecendo eu, trocando de blog como quem troca de... emprego? (pelo menos a gente também troca de emprego ano a ano, haha). beijos, pessoa viajada

raq

5:21 AM  

Post a Comment

<< Home